Comportamento

O padrão oficial da raça pede um cão inteligente e equilibrado, inigualável na guarda e na defesa. Dócil e afetuoso com o dono, amante das crianças e da família - essas qualidades são testemunhadas por quem conhece de perto o Cane Corso. Outra qualidade apontada pelo padrão da raça é a fácil adestrabilidade. É muito atento, inteligente efiel ao dono, o que simplifica muito a sua educação.

 

A desenvoltura com que o Cane Corso patrulha a propriedade o coloca entre as raças que marcam mais presença entre os passantes, fator psicológico valorizado na guarda. Porém, apesar da presença marcante, o Cane Corso apenas se impõe em seu território, não representando perigo real à sociedade em geral, como acontece com outros cães notadamente desequilibrados. Não há notícias de algum país que inclua a raça na lista daquelas sujeitas à legislação restritiva:Com as Crianças.

 

O relacionamento dos cães da raça Cane Corso com os membros da família de seus donos e,excepcionalmente com as crianças, é surpreendente. Eles têm a incrível capacidade de reconhecer os pequenos e tratá-los como verdadeiros filhotes, cuidando-os e brincando à sua maneira.

 

Apesar da aparência robusta e das dimensões avantajadas, o Cane Corso é muito dócil e bastante compreensível com as atitudes infantis. Graças a sua grande inteligência e sensibilidade, este animal sabe acudir perfeitamente o filhote do homem, com amor e, lembramos ainda, com secular paciência.

Enquanto outras raças de cães demonstram-se inquietas e irritadas com puxões de orelhas e sentem-se ameaçados ao sentirem uma criança montada em seu lombo, o Corso leva essas atitudes como brincadeiras e reage da mesma forma.

Mais nesta categoria: « Padrão da Raça